VOLTANDO A CIDADE DE LAVANDERAgora sim tem coisa para fazer aqui. Vá para a torre dos fantasmas. Agora você consegue vê-los com o Silph Scope. Você encontrará Gary, e deverá lutar com ele. Seus pokémons irão mudar de acordo com o inicial que você escolher.
Pokémons de Gary, se você escolheu Bulbasaur:
Pidgeotto lv.25,Kadabra lv.20,Exeggcute lv.23,Gyarados lv.22,Charmeleon lv.25
Pokémons de Gary, se você escolheu Charmander:
Pidgeotto lv.25,Kadabra lv.20,Growlithe lv.23,Exeggcute lv.22,Wartortle lv.25
Pokémons de Gary, se você escolheu Squirtle:
Pidgeotto lv.25,Kadabra lv.20,Gyarados lv.23,Growlithe lv.22,Ivysaur lv.25
Vá subindo, aqui é cheio de Gastly, alguns Haunter e Cubone. Tem uma sala onde no centro dela há uma coisa no chão que se você pisar nela, seus pokémons são restaurados, é um bom local para treinar. Derrote o último fantasma, que é um Marowak que não poderá ser capturado. Suba as escadas, lute com os Rockets e encontre o Sr. Fuji. Fale com ele. Você irá para a casa dele, e ganhará a PokéFlute, um item que acorda pokémons, e os Snorlax, mas isso veremos mais adiante. Volte para Celadon e saia da cidade, pela esquerda, e NÃO vá no Underground Path, entre na outra casa. Dê a Fresh Water que você tinha pro guarda e ele te deixará passar.
A CIDADE DE SAFFRONOs Rockets invadiram a cidade, você precisa acabar com eles para continuar. Para derrotar a Equipe Roket, entre no maior prédio no meio da Cidade, o Silph Co. Se você quer aproveitar para ir lutando com todos os Rockets aqui para ganhar dinheiro e exp., uma boa dica é que, se precisar, saia do prédio para recuperar seus pokémons algumas vezes; porque, uma vez que você derrotar o líder dos Rockets, não poderá mais lutar com eles. Se preferir, ao sul-esquerdo do 9º andar, há uma mulher ao lado de algumas camas que recuperam seus pokémons.
Aqui vai as coisas que você realmente não pode deixar de fazer: tente achar a Card Key, no 5º andar do prédio. Está no lugar depois de um botão, pise no botão e você será transportado, pise nele denovo para voltar onde estava, então continue seguindo seu caminho à esquerda e você achará o Card Key, se você está com dúvida do local, abaixo vai uma imagem.
Se quiser, explore agora todos os andares do prédio, e vá abrindo os portões com o Card Key, é importante porque, além de ganhar dinheiro e exp., você encontrará alguns itens, só não pise nos botões que te transportam, pois vão acabar te confundindo. Então, depois de explorar todo o prédio, volte ao 3º andar, passe por um Rocket e entre no corredor à esquerda, pise no 1º botão dali, circulado na imagem abaixo:
Você chegará numa sala onde terá de lutar com Gary, seus pokémons:
Pokémons de Gary, se você escolheu Bulbasaur:
Pidgeot lv.37,Alakazam lv.35,Exeggcute lv.38,Gyarados lv.35,Charizard lv.40
Pokémons de Gary, se você escolheu Charmander:
Pidgeot lv.37,Alakazam lv.35,Growlithe lv.38,Exeggcute lv.35,Blastoise lv.40
Pokémons de Gary, se você escolheu Squirtle:
Pidgeot lv.37,Alakazam lv.35,Gyarados lv.38,Growlithe lv.35,Venusaur lv.40
Depois de derrotar Gary, e fale com um cara perto dele. Ele te dará um Lapras. Passe pelo outro botão, no final, terá de lutar com Giovanni. Seus pokémons:
Nidorino lv.37,Kangaskham lv.35,Rhyhorn lv.37,Nidoqueen lv.41
Derrote-o e vá falar com o cara do sofá, você ganhará uma Masterball do dono da Silph Co, use com sabedoria, de preferência no Mewtwo. Deixe o prédio e você poderá enfrentar Sabrina. O Ginásio está no norte da cidade. É o da direita. O da esquerda é o torneio de artes marciais, onde você luta com vários pokémons lutadores. Nele você pode ganhar um Hitmonchan, ou Hitmonlee se derrotar o líder. No ginásio psíquico, vá pisando nos botões para ir sendo transportado, até chegar na Sabrina, o jeito mais fácil é o seguinte: partindo do 1º botão, siga para esquerda, depois esquerda, depois esquerda denovo e depois pra baixo e chegará na sala da líder.
Ela tem os Pokémons: Kadabra lv.38,Mr. Mime lv.37,Venomoth lv.38, eAlakazam lv.43. Quando ganhar, ela te dará a Marsh Badge. Pronto. Agora você tem 2 rotas para chegar no ...
O CAMINHO PARA A PRÓXIMA CIDADE
Vá para Celadon e saia pela esquerda, ali tem um Snorlax, use a Pokéflute para acordá-lo, tente capturá-lo, pois só há 2 no jogo. Você chegará na rota de bicicletas, onde você só entra com uma. Aqui você pode encontrar Raticate, Doduo e com sorte você acha um Fearow. Você será levado pela bicicleta em direção ao sul, se precisar "brecar", aperte o botão A do seu Game Boy. Só lute com os treinadores aqui, no fim você chega em Fuschia. O outro caminho é saindo pelo sul de Lavender. Vá seguindo a ponte e você encontra outro Snorlax. Acorde-o, se não capturou o 1º Snorlax, essa é sua última chance. Se ir pelo caminho da esquerda, acabará voltando à Vermillion, então siga à sul. A casa dali tem um cara que te dá super rod, a melhor vara de pesca. É bom trazer um pokémon com cut para poder pegar alguns itens. Você poderá encontrar Venonat e Ditto se tiver sorte. Também poderá ganhar a Super vara de pesca, na casa logo depois do Snorlax. Fora isso, sem mistério, apenas vá lutando com treinadores para mais dinheiro e exp., logo estará em Fuschia denovo.
A CIDADE DE FUSCHIA
Primeiro de tudo, derrote Koga, o líder do ginásio. E ele tem como Pokémons:
Koffing lv.37,Muk lv.39,Koffing lv.37,Weezing lv.43.
Ganhe dele e ele dará a Soul Badge. Saia do ginásio e explore a cidade. Numa casa no sudeste da cidade está uma casinha com um parente do Fishing Guru. Ele te dará o Good Rod. Explore também o Safari Zone. Ele fica ao norte da cidade. Você precisa achar 2 coisas lá dentro: A casa secreta, onde o menino dentro te dá o HM03 - Surf e o Gold Teeth, entre nas sub-seções de Red/Blue e você achará todos os mapas do Safari indicando o caminho que você deve seguir. Depois disso vá até a casa do Warden, ao lado da casa do Fishing Guru, e dê o Gold Teeth pra ele. Ele falará e dará a HM04 - Strength, ensine o HM a um de seus pokémon e empurre a pedra e pegue um Rare Candy. Volte para o Safari, e se delicie com os Pokémons que tem lá: Exeggcute, Família do Nidoran, Venonat, Paras, Doduo, Rhyhorn. Tendo sorte, você acha Taurus, Chansey, Scyther ou Pinsir, Kangaskham, Venomoth e Parascet. Pescando com Super Rod você pode encontrar Dratini, senão Psyduck, Slowpoke e Krabby.
O POWER PLANT
Agora vá pra Cerulean, e vá até o caminho do Rock Tunnel. Não entre nele. Use surf (HM03) pelo riozinho que tem ali e entre na Power Plant. Tenha certeza de que está trazendo algumas Ultra Balls. Vá até o final e lá aparece... Zapdos! Salve antes de lutar contra ele. Para pegá-lo, você tem que ter Ultra Balls, algumas outras pokéballs, Potions e Paralize Heal. E uma coisa que você não deve fazer é ficar sem espaço no PC dos Pokémons... Essa é uma péssima hora para fazer isso. Aqui você também encontra os diversos elétricos Pikachu, Magnemite, Magneton, alguns itens na verdade são voltorb e Electrode. Se estiver jogando Red, é possível achar Electabuzz, se for Blue, Raichu. Abaixo segue 1 mapa:
Os itens que estão circulados de vermelho são Voltorb, de azul electrode, a pedra circulada de verde guarda 1 item escondido. Depois de explorar o lugar, saia pela esquerda e voe para Fuschia, e siga para o sul surfando, e chegue até Seafom Islands.
SEAFOAM ISLANDS
Usando surf ao sul de Fuschia, temos alguns treinadores e então chegaremos a um local com 2 ilhas, as Seafoam, que são cheias de Pokémons novos, e também um dos labirintos mais chatos do jogo. Os dois últimos andares são cobertos por uma correnteza tão forte que é impossível surfar por ali. Assim que entrar na caverna, vá para a direita e para cima. Você verá uma pedra. Empurre-a para o buraco, utilizando a técnica Strenght. Agora, entre no buraco. Repita o processo nos outros andares que você cair, até chegar na água. Você será levado pela correnteza até um outro lugar. Suba a escada, depois vá para a esquerda e para baixo e entre na outra escada. Você vai chegar a um lugar com quatro pedras, como na figura abaixo:
Empurre uma em cada buraco e caia neste. Você vai aparecer na água. Vá para cima e suba num lugar com um pássaro. Ele é Articuno, o pássaro lendário Pokémon de gelo. Para derrotá-lo, use técnicas como Sleep Powder, Sing, Hypnosis e Lovely Kiss, que servem para dormir. Mas você ainda não consegue sair da ilha. Por isso, volte ao começo dela pelas escadas, indo até a entrada. Não saia: suba a escada e apareça do outro lado, onde há uma pedra e um buraco. Repita o processo das outras pedras até cair na água. Pronto! Agora não há mais correnteza, e você pode surfar até um terreno no sudoeste daquele onde haviam as quatro pedras. Suba as escadas e saia das ilhas. Aqui você encontrará Seel, Psyduck, Golduck, Horsea, Krabby, Zubat, Golbat, Shellder, Staryu, Kingler, Dewgong, Seadra e Slowbro.
A ILHA CINNABAR
Aqui, primeiro vá ao Centro Pokémon. Depois disso, vá até o prédio do lado do Centro. É um laboratório de pesquisas. Lá dê seu Old Amber, e seu Fóssil, para os cientistas reviverem. Espere um tempo fora do prédio e quando voltar, seus Pokémons novos estarão vivos! Compre alguns Burn Heals, um Escape Rope, algumas Ultra Balls e salve. Entre no prédio no noroeste da ilha (o de cima, Cinnabar Mansion). Não é tão complicado, mas é bem chatinha essa parte. Você vai encontrar papéis contando a história do Mewtwo, mas nada muito impressionante. Haverá estátuas que mudam o caminho, e ajudam ou atrapalham. Você deverá achar o Secret Key para poder abrir o ginásio. Lá também têm alguns carinhas para lutar.
Suba até o segundo andar e você verá outra escada, mas não suba. Vá para o norte e suba a outra escada de cima. Fale com a estátua para ela liberar o caminho e caia no primeiro buraco à esquerda da salinha. Agora você verá várias plantas, um cientista e uma escada. Desça à escada e entre na salinha à esquerda por uma porta no norte dela. Fale com a estátua para ela liberar o caminho e saia por uma porta à esquerda, pois a porta do norte vai estar trancada. Agora vá a uma porta que estava trancada próxima à escada e entre. Suba tudo até ver outra estátua. Fale com ela e siga para a esquerda. Você verá uma mesa e um item em cima dela, é o Secret Key que abre o ginásio de Cinnabar. Agora volte tudo e volta à salinha à esquerda da escada para trancar o caminho, senão a saída vai estar bloqueada e você deverá voltar tudo. Vá para a escada, desça e saia pela direita da sala onde você está.
Missão cumprida, entre no ginásio. Responda as perguntas nessa ordem [yes, no, no, no, yes, no] se quiser passar sem lutar com nenhum treinador, se prefere lutar pelo dinheiro e exp., então responda ao contrário. Vá enfrentar Blaine. Vença-o, e ganhe a VolcanoBadge. Ele utiliza:
Growlithe lv.42,Rapidash lv.42,Ponyta lv.40 eArcanine lv.47
DEVOLTA A CIDADE DE VIRIDIAN
Agora voe até Viridian, se quiser, explore as rotas que ligam Cinnabar a Pallet, usando surf. Entre no ginásio, que estava fechado em Viridian, e derrote o líder que é... Giovanni? Putz, depois do Gary, esse cara é o que mais enche o saco... hehehe. O ginásio é cheio daquelas setas que te levam, como no esconderijo dos Rockets. Dê umas boas porradas nele, pois ele tem os Pokémons:
Rhyhorn lv.45,Dugtrio lv.42,Nidoqueen lv.44,Nidoking lv.45 eRhydon lv.50
Quando você ganha dele, ganhará também a EarthBadge e a TM27 - Fissure. Agora você já poderá ir até a...
VICTORY ROAD
A Victory Road fica no caminho pra Liga Pokémon. Você vai até lá indo à oeste de Viridian. No caminho, encontrará Gary, lute com ele, abaixo segue os pokémons:
Pokémons de Gary, se você escolheu Bulbasaur:
Pidgeot lv.47,Alakazam lv.50,Rhyhorn lv.45,Exeggcute lv.45,Gyarados lv.47,Charizard lv.53
Pokémons de Gary, se você escolheu Charmander:
Pidgeot lv.47,Alakazam lv.50,Rhyhorn lv.45,Growlithe lv.45,Exeggcute lv.47,Blastoise lv.53
Pokémons de Gary, se você escolheu Squirtle:
Pidgeot lv.47,Alakazam lv.50,Rhyhorn lv.45,Gyarados lv.45,Growlithe lv.47,Venusaur lv.53
Siga caminho até chegar o lugar dos guardas, mostre as insígneas para eles, traga alguém com surf e strenght, você chegará na Victory Road. Lá tem um macete. Na caverna, coloque todas as pedras, em cima dos botões redondos para abrir caminho. Veja alguns mapinhas para te ajudar:
Você pode pegar lá também o Moltres, descendo as escadas que aparece nesse último mapa. Agora você tem os três Pássaros Lendários. Você ainda pode pegar na Victory Road os Pokémons Machop, Machoke, Geodude, Graveler, Zubat, Golbat, Onix, Marowak e Venomoth. Agora siga, e vá combater a...
ELITE 4
Essa é a parte mais difícil. Se arme com muitos Max Potions, Full Heals e Revives. Essa parte, você encontra os mais fortes treinadores do jogo. E o pior, você não pode mandar seus Pokémons por centro Pokémon, nem Trocar com o Computador durante as partidas. Serão 5 lutas consecutivas. Prepare-se bem antes de vir para cá, no Indigo Plateau. Salve antes de ir pela entrada ao norte
A primeira é Lorelei, treinadora de Pokémons de gelo. Seus Pokémons são:
Dewgong lv.54
Cloyster lv.53
Slowbro lv.54
Jynx lv.56
Lapras lv.56
Use golpes elétricos em seus pokémons metade água, e um de fogo no Jynx, evite planta, voador, dragão, ou qualquer outro com fraqueza a gelo.
A especialidade de Bruno, o próximo, são Pokémons do tipo lutador e rocha. Os Pokémons usados são:
Onix lv.53
Hitmonchan lv.55
Hitmonlee lv.55
Onix lv.56
Machamp lv.58
Use golpes de água no Onix e voador no resto.
Agatha é a próxima. Ela usa Pokémons 3 fantasmas/venenosos, um voador/venenoso e um venenoso, portanto use ataques do tipo solo, como Dig, Fissure e Earthquake. Agatha usa:
Gengar lv.56
Golbat lv.56
Haunter lv.55
Arbok lv.58
Gengar lv.60
O último é Lance, o treinador de Pokémons Dragão, todos com nível 56+. Use Pokémons do tipo Gelo e Dragão contra ele, que a batalha será moleza. Ele usa:
Gyarados lv.58
Dragonair lv.56
Dragonair lv.56
Aerodactyl lv.60
Dragonite lv.62
GARY CARVALHO
Para enfrentar Gary, seus Pokémons devem estar pelo menos no nível 65, caso contrário a luta será difícil. Gary sempre usará como Pokémons:
Pidgeot lv.61
Alakazam lv.59
Rhydon lv.61
... e de acordo com o Pokémon que você pegou no começo:
escolhendo Bulbasaur: | escolhendo Charmander: | escolhendo Squirtle: |
Exeggutor lv.61 Gyarados lv.63 Charizard lv.65 | Arcanine lv.61 Exeggutor lv.63 Blastoise lv.65 | Gyarados lv.61 Arcanine lv.63 Venusaur lv.65 |
THE UNKNOWN DUNGEONEsse último labirinto só fica disponível depois que você finalizar o jogo. Após os créditos finais, escolha a opção Continue para retornar ao jogo. Você recomeçará em Pallet Town. Voe até Cerulean City e cure os seus Pokémons no Pokémon Center. Siga para a rota 24 e entre na água usando o SURF. Desça até uma caverna afastada. Este é o Unknown Dungeon, lar do preciosíssimo Mewtwo, o Pokémon nº 150, desenvolvido em laboratório. Para encontrá-lo, desça até o nível mais baixo do subterrâneo e nade até o canto inferior esquerdo. O único modo garantido de capturar Mewtwo é usando a Master Ball, que você conseguiu com o presidente da Silph Co. Se você tiver ela na mão, nem se preocupe em lutar: arremesse-a direto. Caso já tenha gastado, congele-o e jogue umas Ultra Balls. Detalhe: nessa caverna, você pode capturar Dodrio, Venomoth, Kadabra, Rhydon, Marowak, Electrode, Chansey, Wigglytuff, Ditto, Parasect, Raichu, Sandslash/Arbok, Golbat, Hypno e Magneton. Abaixo segue alguns mapas desta caverna