Segundo lendas, cada Yamask seria
a reencarnação de uma pessoa morta. Esses pokémons costumam andar pelas ruínas de antigas civilizações, provavelmente nos locais onde encontram-se os corpos pertencente aos mesmos. Embora com inúmeros estudos, não se sabe por qual motivo Yamask acabou reencarnando na forma de pokémon. Talvez ele tenha sido preso em uma maldição, ou talvez amasse muito os monstros de bolso e assim foi revivido em um. Quem sabe todo humano morto se transforme em Yamask e seja condenado a vagar pelo mundo...
A máscara que Yamask carrega é o retrato da face que ele possuía na vida passada e por isto este ser costuma chorar quando a observa, possivelmente com saudades do período em que foi humano. Muitos segredos ainda rondam esse objeto. Alguns dizem que qualquer pessoa que usa a máscara acaba sendo dominado pelo Yamask possuidor do objeto.
Yamask também possui lembranças sobre a vida passada. Muitos fatos ainda intrigam os pesquisadores e ninguém sabe ao certo o que este ser pensa. Talvez Yamask fique perdido em devaneios, lembrando-se de pokémons de antigas épocas, que já não existem mais; ou talvez ele recorde de seus amores e sonhe em um dia reencontra-los. O certo é que este pokémon ainda guarda inúmeros segredos que serão desvendados na medida do possível...
UM POUCO MAIS SOBRE A SUA EVOLUÇÃO...
COFAGRIGUS é a evolução de Yamask. Ele representa um sarcófago, sendo muito mais tenebroso que sua pré-evolução. A palavra Sarcófago deriva do grego ( sarx = carne, phagos = comer), e literalmente significa comedor de carne.
Segundo antigas lendas, Cofagrigus costumava prender ladrões que saqueavam pirâmides e depois mumifica-los para devorar a carne. É um pokémon terrível que certamente causa pesadelos em muitas pessoas.
REENCARNAÇÃO:
A reencarnação é a crença que todo ser pode assumir um novo corpo após a morte. Apesar de ser contrariada nas religiões de origem Judaico-cristã, foi bastante difundida pelo Espiritismo. Não podemos afirmar que é mentira ou verdade, pois não existem provas que comprovem ou que neguem isso. Vai de cada um pensar se realmente pode existir isto ou não. Talvez possamos resurgir novamente na vida terrena, ou quem sabe tudo acabe no momento da morte.
Que Arceus esteja convosco e que Yamask durma com vocês...